Hoje quero abordar um tema para 'algumas' talvez seja algo que passe despercebido e provavelmente nem todas tem o mesmo cuidado e prevenção... CÂNCER de MAMA!
Outras apenas lembram em outubro, devido a divulgação do mês rosa, em combate ao Câncer. Porém não podemos nos esquecer, cuidado não é apenas no mês de campanha, mas sim, todos os dias.
Por isso lhe peço, leia atentamente, sem preconceitos, independente ser você é mulher feminina ou masculina, afinal todas nós mulheres estamos sujeitas a desenvolver, pois o Câncer de Mama não faz separação entre Lésbicas femininas ou masculinas.
Antes de tudo, você sabe realmente o que é câncer de mama?
Pois bem! O câncer de mama é o tipo de câncer que consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
Segundo dados divulgados o câncer de mama, atingi não apenas mulheres, pode também surgir em homens, sendo raro os casos.
Segundo informações médicas, se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou até mesmo filha, teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama.
O mesmo pode ocorrer com quem já teve câncer em alguma mama ou no ovário, precisa ficar atenta.
Obs: Deixo claro, nem todo caroço é câncer, por isso é sempre importante procurar um profissional de saúde.

Um exame simples que pode ser realizado pela própria, até mesmo para o próprio auto conhecimento do seu corpo, é apalpando os seios, enquanto toma banho.
O auto exame é fácil, quando estiver tomando banho, ensaboe bem a região dos seios, levante o braço na altura da cabeça, e faça apalpação - repita novamente do outro.
Pode também se feito deitado numa cama, após o banho e claro lembrando, o auto exame é feito após o período menstrual. Outra informação importante, o auto exame não substitui o exame de um profissional.
Uma dica importante para prevenir, é ter uma alimentação sudável e equilibrada (com frutas, legumes, verduras), praticar atividades físicas e não fumar.
Enfim.... Para concluir!
Como escrevi no começo, independente se você é masculina - feminina, prevenir ainda é a melhor forma, deixe o preconceito de lado. Como já dizia nossas avós: melhor prevenir, do que remediar...
Lembre-se é sua saúde, se você mesma não cuidar, quem mas poderá cuidar?!
Não espere para procurar ajuda, quando for tarde demais!
_________________________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário